- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. As nuvens são elementos importantes da nossa atmosfera, enquadrando espaços ao ar livre e filtrando a luz solar. Elas são a parte visível do ciclo da água, levando a água -- fonte da vida --, a partir dos oceanos para a terra. Nuvens encontram o equilíbrio dentro da estabilidade e, naturalmente, sustentam-se, incorporando e liberando a energia solar. A capacidade de tocar, sentir e caminhar através das nuvens é um conceito elaborado a partir de muitas das nossas fantasias. Olhando das janelas de um avião, elevado acima do solo, muitas vezes sonhamos do que poderia ser viver nesse mundo etéreo.
Transsolar & Tetsuo Kondo Architects criaram o Cloudscapes, onde os visitantes podem experimentar uma verdadeira nuvem de baixo, dentro e acima, flutuando no centro do Arsenale. Os visitantes encontram um caminho que se assemelha à experiência normal de andar através de um jardim. O caminho serpenteia através de Cloudscapes aparecendo e desaparecendo. Às vezes, as pessoas só se vêem do outro lado da nuvem, enquanto o caminho é obscurecido. A estrutura consiste em uma rampa de 4,30 metros de altura que permite aos visitantes sentarem-se sobre a nuvem. Simplesmente, a estrutura apoia-se nas colunas existentes de Arsenale. A nuvem está sempre mudando, e a experiência do caminho também é dinâmica.
A nuvem é baseada no fenômeno físico de ar saturado, gotículas de ar flutuando no espaço e sementes de condensação. As atmosferas acima e abaixo da mesma possuem diferentes qualidades de luz, temperatura e umidade, separando os espaços por um efeito de filtro. O cenário está montado debaixo de um céu artificial em que a nuvem pode ser tocada, sentindo-se como diferentes condições micro-climáticas coincidem, onde as pessoas podem alterar o objeto e conhecer uns aos outros.
Originalmente publicado em 6 Dezembro, 2014